
Esta tarde eu estive em uma sala de um colégio de freiras, o mesmo onde estudei no século passado [=P], com uma professora de piano. Sentada ao piano, a aluna, uma garotinha de 8 anos. A professora mostrava a ela a caixa de ressonância do piano. Um truque para sentir a vibração das cordas é segurar uma tríade maior com a mão esquerda e dedilhar com força as notas do mesmo acorde com a mão direita. Você sente as cordas vibrando, como se fossem fantasmas fazendo “haaauuuunnnnnnn”... Mas a garotinha estava frustrada porque não conseguia ouvir os “fantasmas” da caixa de ressonância [conhecidos no mundo adulto como “harmônicos”]. As crianças que estavam do lado de fora da sala, na hora do recreio, falavam alto, riam, e o barulho delas atrapalhava a garotinha. A professora, então, foi até a porta [pensei até que ela fosse brigar com as crianças], e disse: “Se vocês ouvirem um fantasma, não se assustem. É uma garotinha que está aqui, tocando piano”.
Imediatamente as crianças se calaram e fizeram carinha meio de susto, meio de curiosidade. Começaram a perguntar “o quê?Fantasma?!” A professora, então, disse “Sim, são os fantasmas que estão dentro do piano. Se vocês quiserem ouvir, eu deixo esta porta aberta. Mas vocês precisam ficar bem quietinhos, senão, não vão conseguir escutar!” Elas começaram a se amontoar na porta, olhando para a garotinha, olhos arregalados, tentando escutar o “fantasma”. Outras crianças que iam chegando, curiosas, perguntavam o que estava acontecendo, e seus amiguinhos diziam “Shhhhhhh!!!! Fica quieto, tem um fantasminha no piano!”
Então, a garotinha tocou os harmônicos e o fantasma fez “haaauuuuunnnnn”. As crianças sorriam com os olhos arregalados. Tão bonitinho. Logo depois disso, o sinal tocou para elas voltarem para suas salas. Que fofo. Ganhei o dia com aquelas carinhas.
Escreva pra mim!
lucca.kosta@gmail.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário