segunda-feira, julho 31

Enquanto ninguém processa os Titãs...

Um dia, há uns dez anos atrás, eu estava na casa da minha vizinha, e estávamos entediadas, fuçando os livros escondidos na gaveta da irmã dela. Encontramos um que se chamava "Não-sei-quantas (umas duzentas, ou trezentas) Maneiras de Enlouquecer um Homem na Cama".
Começamos a ler em voz alta, e foi uma zoeira. Não levamos a sério, até porque a idéia era zoar com a irmã dela, e zoarmos uma com a cara da outra, pra passar o tédio. Mas gostei de uma frase, e até anotei. Era uma citação que a autora fez, de uma poetisa, que dizia:
"O amor não existe. O que existe são provas de amor".


Achei aquilo o máximo, e nunca me esqueci da frase, apesar de ter esquecido o nome da poetisa, o nome da autora do tal livro, e até o número de maneiras que existem de se enlouquecer um homem na cama.

Talvez isso explique a razão de não ter ficado nem um pouco impressionada quando ouvi, no rádio (ai, o bendito rádio) a música dos Titãs, que cantarolavam "Existem provas de amor, provas de amor, provas de amooooor... não existe amor."
Af, que cara de pau!
Tudo bem. Não tinha sido a primeira vez.

Se vocês leram meu post de alguns dias atrás
("Instantes", de Jorge Luis Borges), com certeza perceberam que, qualquer semelhança com "Epitáfio", dos Titãs, não é mera coincidência. É plágio, mesmo.
Mera decadência, isso sim.


Agora, vejam só o que eu acabei de ler nesse site:
http://www.bonde.com.br/guiafest/index.php?id=61

Boas influências e péssimas cópias Todo mundo sabe que Jorge Ben processou Rod Stewart pelo plágio de seu "teteretê". E ganhou. O refrão de "Do Ya Think I`m Sexy" é mesmo igual ao refrão de "Taj Mahal", composta pelo Deus do samba-rock. Agora imagine você que em 87 os Titãs simplesmente traduziram um trecho de "Damaged Goods" do Gang of Four na canção "Corações e Mentes". O álbum é "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas". Título criativo, bom disco, boa música. Mas não custava nada creditar os ingleses pela "inspiração".
Cara de pau é quase tudo nesta vida! Tire suas dúvidas e faça já sua cópia - torça pra ninguém te processar. Afinal, a chance de uma banda mundialmente famosa ouvir a sua pseudo-genialidade tupiniquim é mesmo pífia!



"Your kiss so sweet

Your sweat so sour
Sometimes I'm thinking that I love you
But I know it's only lust"

Gang of Four em "Damaged Goods"

"O teu beijo é tão doce
O teu suor é tão salgado ...

Às vezes acho que te amo, Ás vezes acho que é só sexo"

Titãs, em "Corações e Mentes"





[E aí? O que acharam? É plágio ou não é? Que coisa feia...]

Escreva pra mim!
luccakosta@luccakosta.com


Nenhum comentário :