
Essa “discussão” do quadro “Tribunal de Pequenas Causas Musicais” da MTV até que me fez pensar...
Mas, como a maioria, fiquei com a resposta NÃO!!
O que é aquilo que muitos cariocas (e outros pelo Brasil) resolveram chamar de “funk”?
Uma manifestação cultural, assim como a banda Calypso [ou 'Acultural' ;)]. Apenas isso! Porque não é música, e não chega nem perto!!
Outro dia, estava ajudando Angel a fazer um trabalho de faculdade, sobre ‘Música de Protesto’. Passamos pelo punk, e escrevemos muito, depois de ler, ouvir, analisar bandas e canções, especialmente dos anos 70 (até porque o que veio depois não é tão ‘punk de raiz’, nem tão ‘protesto’ quanto o que se fez nos anos 70).
Os argumentos da ‘defesa’ no programa da MTV [que fria, hein, Rafa? Hihihi] eram de que ‘funk também é protesto, e surgiu a partir de manifestações de uma classe operária, excluída’...
Well, well... Muita coisa já saiu da classe ‘operária, excluída’... nem tudo pode ser chamado de punk. Afinal... ‘eu dou pra quem eu quero a p* da b* é minha’, e outras pérolas semelhantes não são protesto contra nada. São apenas subversão moral.
~Graaaaaaaande coisa.~
Esse pessoal que freqüenta bailes funk não quer nenhuma mudança, não está protestando contra nada. Só sabem ‘dançar’ e ‘cantar’ [=S aff] sobre o único assunto que interessa pra eles.
Por isso eu gosto da MTV.
Eles dão um jeito de zoar com essas porcarias de uma maneira muito simpática. Colocaram o assunto em ‘discussão’, o Rafa deu conta do recado de pagar o mico de ‘defender’ o ‘funk carioca’ [or whatever you call it] e ao final, a maioria esmagadora clamou:
O FUNK NÃO É O NOSSO PUNK!!
Que chatice... ter que agüentar essas coisas o tempo todo na TV. Banda Calypso, funk carioca, e outras tantas manifestações culturais grotescas.
By the way, Fernanda Abreu ‘defendeu’ o ‘funk’ como sendo ‘muito mais punk do que machista’, ou qualquer coisa assim, justamente porque aquelas mulheres de calça justa e cabelo descolorido falam bem alto que ‘dão’ pra quem quiserem [=S muito interessante].
Mas ela é 'café com leite', porque pelo modo como fala, e pelas coisas que diz e canta, é carioca até a alma, e ainda não se deu conta da existência do resto do universo [com todo respeito, mas, quem discorda que ela é carioca, ela é carioca, lalalalalá...]...
É isso, people. O que vocês acham?
Não que eu já não imagine a resposta, hehehe...
Mudando de assunto, hoje vou gravar mais umas cenas do clipe novo, e depois vou tentar arrumar um tempo de ouvir música (hmmm... seria bom, não?).
Bom domingo, folks!
“God save the Queen!”
Escreva pra mim!
luccakosta@luccakosta.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário