sábado, abril 5

Ok, acho que já podemos cortar =)

Entre ontem e hoje, estive trabalhando como diretora de um vídeo institucional para uma grande empresa brasileira. Mas não foi um simples vídeo institucional. Foi algo parecido como o "Arquivo Confidencial" do Faustão. Familiares dos colaboradores do banco davam seus depoimentos para uma homenagem que eles receberão na próxima sexta-feira, como surpresa.
Foi muito bacana dirigir o vídeo. Tinha pessoas de todas as idades, todas com ótimo nível social e cultural. Até as crianças me surpreenderam.
Mas o mais interessante foi a maneira com que cada um se expressa. Por exemplo: os mais tímidos não queriam dizer nada, nem mesmo na pré-entrevista que eu fazia com eles, sob a orientação do general manager da empresa (que queria ter certeza de que os depoimentos seriam devidamente emocionantes).
Eles ficavam quase mudos. Ouviam as orientações, tinham uma carinha de medo, e diziam "tá, vou tentar dizer alguma coisa". Ligávamos a câmera antes de dizer que estávamos gravando e... nada. Silêncio, algumas poucas palavras quase sussurradas, balbuciadas. Então, eu incentivava: "O que é que você sente pelo teu pai que você não diz? Que você acha que ele já sabe, e que é óbvio, e você não diz?" Elas diziam: "Ah... Que eu amo ele." Então eu dizia: "Ok então. Gravando. Pode começar quando quiser. Se quiser apenas dizer 'pai, eu te amo, tudo bem."
Então, como que por mágica, os tímidos soltavam o verbo. Falavam, contavam histórias, choravam agradeciam, se desculpavam, faziam de tudo! Só faltou sapatearem! Grandes emoções!!! Quando eu finalmente dizia "Ok, acho que já podemos cortar", já tinha material para praticamente um filme biográfico.
Já os "falantes"... Que decepção! Esses falavam falavam, e falavam quando (pensavam que) a câmera estava desligada. Bastava eu dizer "Ok, então, podemos gravar", e eles travavam completamente! Não conseguiam terminar as frases, riam, se auto-criticavam, se corrigiam!
Acho que, de cada meia hora que falavam com a 'câmera ligada', vou conseguir aproveitar menos de dois minutos com a qualidade 'emocionante' que poderia.
Ainda bem que usei o truque de filmar as pré-entrevistas sem contar pra ninguém!
Interessante!
Deveras interessante!






Escreva pra mim!
luccakosta@luccakosta.com

Nenhum comentário :